Colposcopia e HPV

Entenda o que é o vírus HPV e como se previnir e tratá-lo

A falta de informação é a maior adversária das mulheres que têm HPV ( Papiloma Vírus Humanus), um vírus que acomete a pele e as mucosas genitais. Vários estudos comprovam que portar o HPV não é sinônimo de desenvolver câncer de colo de útero. Eles demonstram que a infecção causada pelo HPV pode levar ao câncer, mas ter o HPV não significa que a mulher vá desenvolver a doença. Pode-se dizer que o HPV é o agente necessário, mas não auto suficiente para provocar o câncer.

Além do HPV, são necessários outros co fatores para a progressão da manifestação das doenças causadas pelo HPV, por exemplo, predisposição genética, fumo, alimentação inadequada, sedentarismo, estresse entre outras. A infecção pelo HPV não se transforma em câncer do colo do útero de um dia para outro, por isso não existe motivo para desespero e angústia! Calma, conseguimos tratar as doenças em tempo de evitar o câncer desde que seja realizado o preventivo anualmente e se houver a suspeita de doença realizar a colposcopia e o tratamento.

A falta de informação é a maior adversária das mulheres com o diagnóstico de HPV ( Papiloma Vírus Humanus), é um grupo de vírus que acomete a pele e as mucosas genitais da mulher e do homem  

Vários estudos comprovam que portar o HPV não é sinônimo de desenvolver o Câncer de colo de útero, muitas mulheres e homens irão entrar em contato com algum sorotipo de HPV, não desenvolverão nenhuma doença causada por ele e o organismo irá com o tempo eliminá-lo. 

O vírus do HPV pode sim causar o Câncer do colo uterino, mas possuir o HPV não significa que a mulher irá desenvolver a doença. Pode-se dizer que o HPV é o agente necessário, mas não auto suficiente para provocar o câncer, você precisar ter um HPV com propriedades oncogênicas associado a um sistema imune deficiente para que qualquer doença apareça. 
 
Além do HPV, são necessários outros co fatores para a progressão da manifestação das doenças causadas pelo HPV, por exemplo, imunidade geneticamente baixa, tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, estresse importante entre outras. A infecção pelo HPV não se transforma em Câncer do colo do útero de um dia para outro, por isso não existe motivo para desespero e angústia! Calma, conseguimos tratar as doenças em tempo de evitar o câncer desde que seja realizado o preventivo anualmente e se houver a suspeita de doença realizar a Videocolposcopia e o tratamento.  

Não deixem de assistir a Live disponíveis no meu Instagram e Youtube. Muito conteúdo sobre o HPV.