Vulvodínia e Vaginismo
Você sente dor ao se relacionar com seu parceiro?
Algumas mulheres se queixam de dor ou ardência na relação sexual de origem inexplicada. Algumas começam com dores e ardências logo na primeira relação sexual, mas outras iniciam com essas dores depois de longos anos de vida sexual saudável e sem dor.
Com o tempo, sem diagnóstico, tratamento e atenção adequados, a dor durante a relação sexual tende a aumentar, a ardência se intensifica e surge o medo da dor, podendo levar ao vaginismo, que é a contração involuntária da musculatura vaginal, e à vulvodínia.
Associados à vulvodínia e ao vaginismo, surgem transtornos psicológicos, como baixa autoestima e dificuldades nos relacionamentos conjugais. Muitas pacientes encontram dificuldade em acessar profissionais capacitados para identificar e tratar corretamente essas condições, o que atrasa o tratamento e agrava os sintomas.
A vulvodínia é uma síndrome de dor crônica na região vulvar, área externa da mulher, que ocorre na ausência de infecções, alterações dermatológicas, metabólicas, autoimunes ou neoplásicas. Sentir dor durante a relação sexual não é normal, buscar ajuda é fundamental.
O tratamento existe e eu posso te orientar. Assista à matéria do programa Fantástico sobre o tema para saber mais.